quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Dia de desmontar e guardar os lindos enfeites de Natal

O dia de desmontar a árvore, o presépio, a guirlanda e guardar todos enfeites de Natal, na tradição católica, é 6 de janeiro, o Dia de Reis. Já que esta seria a data em que os Reis Magos encontraram o menino Jesus. Assim, esse dia marca o final da época de Natal.
Pensando nisso, hoje vamos dar algumas dicas de como desmontar e guardar os enfeites da árvore, para garantir que durem muitos e muitos anos.
Primeiro, separe algumas caixas para cada tipo de enfeite. As plásticas, organizadoras com tampa hermética, são ótimas, mas as de papelão e até as de sapato podem servir.
Bolas: Caso você tenha comprado as bolas este ano, aproveite as próprias embalagens em que elas vieram para guarda-las novamente. Caso contrário, embale cada bola em papel seda ou bolha, para que não arranhem. No caso de bolas de vidro, vale a pena colocar divisórias de papelão dentro da caixa – você pode improvisar com plástico bolha ou papel seda entre elas. 

Objetos de gesso e cerâmica: Embale os enfeites como anjos e papai noéis da mesma forma, com papel de seda e plástico bolha, protegendo bem as partes mais delicadas, como asas, mãozinhas e rostos. Tome o cuidado de colocar as peças mais pesadas no fundo da caixa, e as mais leves por cima.
Laços: Para que os laços não fiquem amassados, faça “almofadinhas” de plástico bolha ou papel e coloque entre os laços. Preencha cada uma das alças dos laços, de modo que elas fiquem bem esticadas e suportem o peso dos outros durante o ano todo.
Luzes: Enrole cada cordão separadamente, a medida em que vai tirando da árvore, e prenda cada com com um elástico ou fita, para que não se embaracem. Você irá agradecer por ter tido esse cuidado, quando foi utilizá-las no ano que vem!

Guirlandas, louças e arranjos: Esses merecem caixas individuais. E o laço da guirlanda também deve ser “recheado” com papel de seda ou plástico bolha.




Não esqueça de guardar as caixas em um local seco e longe do calor. Esperamos que as nossas dicas ajudem nessa tarefa.
Pronto, seus enfeites estão protegidos e bem conservados para decorar a casa no próximo Natal.

Nenhum comentário: